Segurança pública: Santa Catarina segue as recomendações internacionais?
Você sabia que a Organização das Nações Unidas analisa a situação dos direitos humanos em todos os países do mundo e oferece recomendações? No campo da segurança pública, algumas das recomendações da ONU ao Brasil em 2024 foram:
- Adotar uma política de segurança com abordagem baseada em direitos humanos que estabeleça metas, recursos e protocolos operacionais concretos para reduzir a violência armada, incluindo um controle estrito do uso de armas de fogo;
- Redobrar os esforços para enfrentar a discriminação racial por meio de políticas abrangentes, especialmente com vistas a evitar práticas de preconceito racial por parte das forças de segurança;
- Adotar medidas para prevenir, investigar e processar supostos casos de abuso policial, com ações específicas para lidar com o racismo e a violência, principalmente contra os afro brasileiros.
As polícias catarinenses seguem essas recomendações? Veja o que diz o Relatório sobre violência policial em Santa Catarina 2025. Os dados coletados mostram que grande parte das diretrizes internacionais não tem sido cumpridas em nosso estado. Professores e estudantes do curso de Relações Internacionais participaram das conversas com comunidades e atores da segurança pública. Mais informações aqui.