Violência policial em Santa Catarina (2023-2026)

Representações da Violência: sociedade e agentes de segurança pública em Florianópolis – Santa Catarina

Trata-se de projeto de extensão vinculado ao Observatório de Direitos Humanos do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC, que realizou, entre 2021 e 2024, 13 rodas de conversa com comunidades, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público Estadual e organizações não-governamentais com atuação em temas de direitos humanos buscando entender como compreendem a atuação das polícias no estado, com o objetivo de contribuir com informações para a Revisão Periódica Universal do Brasil no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Veja aqui o Relatório sobre Violência Policial de 2025: https://imdh.ufsc.br/wp-content/uploads/2025/07/imdh-2.pdf

Uma disciplina optativa de extensão foi ofertada no curso de Relações Internacionais em 2023.2 em vinculação com o projeto, sob responsabilidade da profa. Juliana Viggiano – Representações da Violência.

Coordenação: Juliana Viggiano e Luana Heinen

Participantes: professoras e estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Antropologia, Ciências Sociais e Serviço Social da UFSC e do curso de História da UDESC.

Mais informações em https://imdh.ufsc.br/observatorio-de-direitos-humanos/

https://imdh.ufsc.br/

https://www.instagram.com/imdh.ufsc