Peça teatral Pedro e o Capitão (2013-2014)
No contexto do andamento dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, este projeto consistiu na encenação da peça de teatro “Pedro y el Capitán”, do escritor uruguaio Mario Benedetti, em escolas públicas de ensino médio da grande Florianópolis, seguida de um debate com os alunos secundaristas acerca dos períodos autoritários na América Latina, os processos de transição para a democracia, as violações do Estado aos direitos humanos e a construção da memória e da verdade. Trata-se da única peça teatral do poeta e contista uruguaio, que narra o diálogo entre um preso político e seu torturador. Além da encenação da peça, os estudantes também foram responsáveis pela tradução e adaptação do texto e organização e montagem das apresentações – 25 no total, durante os 2 anos de execução do projeto (2013 e 2014). Ademais, os estudantes conduziram e mediaram os debates com as turmas depois da apresentação da peça.
Coordenação: Clarissa Dri, Leticia Albuquerque, Wellington Bauer
Realização – estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito e Artes Cênicas da UFSC: Andressa Molinari, Deborah Abud, Elisa Espíndola, Eveline Teles, Gabriel Dauer, Carolina Ferrari, Luíza Helena Virgílio, Marina Andrade, Matheus Rachadel, Rafael Cruz, Tamara Traldi, Tiago Mocellin, Weslley Almeida, Athena Bastos, Juliana Batista, Laís Palma, Louise Enriconi, Morgana Duarte, Felipe Souza.
Apoio: Mauricio Rissi, Roberto Alves e direção do CSE-UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo e direção do CCJ-UFSC, PROEX e Secult-UFSC, direção, professores, funcionários e alunos das instituições de ensino que participaram do projeto, Adailton Costa, Jefferson Viana, Ademar Pozzatti Junior, Camila Kuhn, Sergio Gonzalez, Maria Luiza Sumienski, Jorge Robles, Matthew Kirkegaard.
Mais informações em https://oira.ufsc.br/extensao-pedro-e-o-capitao-2013-2015/